Diferença entre Mel e Própolis

O uso do mel e a própolis são muito utilizados no tratamento de infecções de garganta e sintomas gripais, podendo ser encontrados em diversos formatos e cores diferentes.

A própolis pode variar de acordo com as plantas que as abelhas se alimentam e também em algumas propriedades nutritivas e terapêuticas.

Saiba os diferenciais de mel e própolis 

Mel

O mel possui características principais e um sabor doce que é produzido pelas abelhas por meio do néctar das flores que pode ser facilmente usado para substituir o açúcar. Por ser rico em carboidrato, é uma fonte imediata de energia.

Dentre várias propriedades presentes no  mel se destaca a ação antimicrobiana no tratamento da dor de garganta, auxílio na manutenção da flora intestinal, combate de bactérias melhorando doenças respiratórias,

Além disso contribui para a diminuição de radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce e estimula a produção de serotonina melhorando a qualidade do sono.

Própolis

Devido às suas propriedades a própolis é uma mistura mais complexa, sendo uma mistura formada por materiais com resinas e balsâmicos de origem vegetal, que é coletada por abelhas e modificada por meio de suas secreções salivares.

Em resumo o mel é produzido pelas abelhas a partir do néctar que coletam das flores, e no caso da própolis é feito a partir de uma substância resinosa de um perfume característico encontrada em diversas partes das plantas.

O mais incrível é que tudo provém da abelha, e elas conseguem ser extraordinárias conseguindo armazenar essa resina em seu corpo, e chegando à colmeia ela mistura a resina na cera.

Em benefício à nossa saúde, a Própolis possui ação antibacteriana, antiviral potente para o tratamento de gripes, resfriados e herpes.

O extrato de própolis é muito usado para melhorar o sistema imunológico, por ser potente no tratamento de dores de garganta e estimulante de produção de anticorpos.

Tipos de própolis

Própolis verde

Possui propriedades como qualquer outra variação da própolis. A própolis verde vem de resinas e extratos do alecrim-do-campo. Ela é extremamente rara e é produzida aqui no Brasil.

A mais procurada nos mercado de produtos, suplementos e remédios naturais. E se engana quem pensa que é pela sua raridade, e sim porque conta com algumas funções e propriedades únicas para saúde e bem-estar.

A própolis verde é usada de vários modos diferentes, como os anti-sépticos bucais, sprays e suplementos em cápsulas.

Própolis vermelha

Como toda própolis possui ações específicas dependendo do seu cultivo, a própolis vermelha possui ação antimicrobiana, anti-inflamatória, antioxidante, cicatrizante e antiproliferativa.

Própolis marrom

A própolis marrom com essa tonalidade característica, mais presente no Sul do Brasil, é semelhante à variedade europeia.

É bem tradicional nas farmácias e em casa de produtos naturais , embora seja a menos estudada entre as três versões aqui.

Própolis Preta (tradicional)

É a mais utilizada e é bem fácil de ser encontrada, pois a sua origem é botânica, e coletada pelas abelhas de diversos tipos de vegetação.

A própolis Preta tradicional possui coloração que varia do cinza claro ao preto dependendo da região. Não se caracteriza por predominância de nenhuma planta em particular.

Outros artigos: