Qual a diferença entre óleos essenciais e óleos vegetais?

É muito comum perguntas como: “o que é óleo essencial? Ou: “qual é a diferença entre óleos essenciais e óleos vegetais?

Embora ambos sejam originados de plantas, é essencial que você saiba que eles não são a mesma coisa.

Os óleos vegetais costumam ser extraídos das sementes e frutos, enquanto os óleos essenciais são extraídos do caule, flores, folhas e raízes.

Preparamos este post para que você aprenda a diferença e conheça todos os benefícios dos dois óleos. Confira!

Óleos essenciais

Retirado da parte aromática da planta, o óleo essencial não é um óleo em si. Sua textura é diferente, não oleosa e solúvel em álcool.

Por serem extraídos da essência da planta, possuem inúmeros componentes químicos que são muito complexos.

Além disso, os benefícios dos óleos essenciais são incontáveis. Eles podem ser utilizados em diversos sistemas do corpo humano: endócrino, respiratório, límbico, tegumentar, nervoso, digestório, excretor, muscular, cardiovascular e imunológico.

Famosos também pelo aroma agradável, as moléculas presentes nos óleos essenciais são mais leves e voláteis, podendo evaporar mais facilmente.
O óleo essencial também possui outras peculiaridades: por ser muito concentrado, sempre que aplicado vai direto para a corrente sanguínea. Por isso, em hipótese alguma deve ser ingerido.

Na aromaterapia, ele possui a função de agente, que junto com outros óleos essenciais e seus componentes chega ao resultado esperado.

Óleos vegetais

Os óleos vegetais são compostos por gorduras boas, ácidos graxos, vitaminas, ômegas, proteínas e sais minerais.

Embora a maioria deles seja conhecida na cozinha (óleo de abacate, óleo de linhaça, óleo de côco, azeite 100%, etc), o uso do óleo vegetal na pele e cabelo possui efeito hidratante, umectante, cicatrizante e antioxidante, trabalhando como regeneradores.

Os óleos vegetais possuem também função carreadora. Ou seja, são condutores do óleo essencial.

Todo óleo essencial deve ser diluído em um óleo vegetal antes de ser aplicado sob a pele ou cabelo. Isso porque são muito concentrados e podem causar problemas se aplicados sozinhos.

Além disso, sua textura é realmente a de um óleo, o que torna mais difícil sua vaporização. É insolúvel em álcool e seu aroma é bem suave, diferente do óleo essencial que possui fragrâncias mais fortes.

As moléculas dos óleos vegetais costumam ser absorvidas pela pele, mas somente as vitaminas e minerais entram na corrente sanguínea.

Mas quais são os óleos vegetais que podem ser utilizados na pele e cabelo? A gente já te fala!

São inúmeros, dentre eles: óleo de coco, óleo de abacate, óleo de semente de uva, azeite, óleo de rosa mosqueta, macadâmia, gérmen de trigo, amêndoas, andiroba, buriti, chia, etc.

Todos esses óleos possuem propriedades nutricionais suficientes para excelentes tratamentos na pele, cabelo e até efeitos relaxantes e antioxidantes.

Onde encontrar óleo essencial e óleo vegetal?

Agora que você já sabe a diferença de óleos essenciais e óleos vegetais, não pode perder a oportunidade de usufruir todos esses benefícios.

Aqui na Magna Vita você encontra diversos tipos de óleos essenciais e óleos vegetais. Todos 100% vegetais. Corre e confira!

Outros artigos: