Vitaminas A, B, C, D, E e seus benefícios

As vitaminas A, B, C, D, E trata-se de nutrientes essenciais que atuam em conjunto com algumas enzimas e controlam as atividades das células. Dessa forma, conseguimos obter o perfeito equilíbrio do corpo.

No entanto, não são produzidas pelo organismo e, sim, obtidas por meio da alimentação. Vamos conhecê-las?  

Antes de tudo precisamos saber que os alimentos ricos em vitamina são as frutas, verduras, legumes, carne, leite, ovos e cereais. Melhorando seu bem estar

As vitaminas são divididas em dois grupos, as vitaminas lipossolúveis que são as vitaminas solúveis em gordura e por isso podem ser armazenadas. Fazem parte deste grupo as vitaminas A, D, E .

Enquanto isso as vitaminas hidrossolúveis, levam esse nome, pois são as vitaminas do complexo B e a vitamina C, e que são solúveis em água.

Vitamina A

A vitamina A se dissolve em gordura e tem diversas funções no nosso corpo. Ela é de extrema necessidade, pois é essencial para a saúde dos nossos olhos para nossa visão, estimulando a produção do hormônio de crescimento, previne infecções.

A falta de vitamina A pode causar anemia, problemas na visão e, em casos graves, até a cegueira.

Um dos seus benefícios são o crescimento e desenvolvimento dos tecidos; ação antioxidante; funções reprodutivas; integridade dos epitélios; que são importantes para a visão.

As principais fontes de vitamina A são: fígado, queijo, leite integral, gema de ovo e peixe ou em suplemento de vitamina A

Além de alimentos ricos em caroteno, que promove a sua produção automática pelo organismo como, por exemplo, a manga, mamão, caju, goiaba vermelha, cenoura, abóbora, couve, mostarda, espinafre, brócolis, caruru, folhas de beterraba e cenoura, chicória, alface e agrião.

Vitamina B

Chamamos de complexo B, porque, na verdade, ele reúne várias vitaminas importantes para nosso organismo.

Essa vitamina atua na saúde da corrente sanguínea, fornece mais energia ao corpo, combatem o cansaço, melhoram o sistema de defesa, ajudam a equilibrar emoções.

Sua principal fonte da vitamina está presente nas carnes, em especial no fígado, verduras e legumes verde escuros, cereais. Ou em suplemento de vitamina B que por ser um suplemento completo possui todas as vitaminas do complexo B.

Tipos de vitaminas B

Dentro do grupo de vitamina B temos a chamada vitamina B1 que é específica para alguns problemas de saúde como, por exemplo, para estimular o apetite, melhorar o funcionamento do sistema nervoso e desenvolver a musculatura.

Pode ser facilmente encontrada no Fígado de porco, legumes, grãos integrais em quinoa, grão de bico, lentilha por exemplo, cereais como no arroz, trigo, centeio, chia, germe de trigo e batatas. Ou em suplementos específicos de vitamina B .

Vitamina B2

A Riboflavina é a principal e responsável pela transformação de outras substâncias em energia para o nosso corpo.

Aquela famosa energia que temos no dia a dia fazendo com que os carboidratos, as gorduras e as proteínas se tornem energia, para garantir disposição para a rotina ou para dar energia para as atividades físicas.

Podendo ser encontrada em Leite e derivados, assim como em carnes, ovos, cereais integrais e vegetais verdes escuros. Ou em vitaminas específicas B2

Vitamina B3

A vitamina B3 é comumente conhecida como Niacina, responsável pelo fornecimento de energia para o nosso corpo, mas também contribui com a redução dos níveis de colesterol.

Facilmente encontrada em peixes, aves, fígado, grãos, ovos, amendoim, leite e legumes.

Folatos

Agora vamos falar das Mulheres que estão tentando engravidar o famoso Folato também conhecido como ácido fólico ou vitamina B9.

O folatos ajuda a formar o sistema nervoso da criança e contribui para prevenir doenças.

Mas não para por aí, ela também favorece o sistema gastrointestinal, prevenindo a diarreia e má absorção de nutrientes importantes.

É muito comum ser encontrada em Feijão, lentilha, levedura de cerveja, fígado de galinha, quiabo e espinafre. Ou em suplementos de Vitamina B9.

Por último e não menos importante vamos falar da :Vitamina B12

Essa vitamina B12 pode ser a principal responsável por proteger o sistema nervoso central, reduzindo os efeitos do estresse e atuando como protetor da ansiedade e da depressão. A deficiência de vitamina b12 traz muitos malefícios. 

Mas não para por aí, ela também contribui com a saúde da pele, unhas e cabelos, deixando-os muito mais bonitos e saudáveis.

E olha só… Encontrado em Bife de fígado, ostras e mariscos, salmão e truta! ou em suplemento de Vitamina B12.

E como existe a família dos alimentos prontos ainda podem ser encontrados em alimentos enriquecidos com o nutriente, tais como os cereais matinais, cremes de amendoim e alimentos à base de soja.

Vitamina C

A vitamina C é muito conhecida por ser um importante e além de atuar no sistema de defesa do organismo, ajuda na produção de colágeno; Reduz sintomas da gripe; Melhora a aparência da pele; Fortalece os cabelos.

Comumente encontradas em frutas cítricas, frutas vermelhas, maçã, tomate, batata inglesa, batata doce, repolho, brócolis. Ou em suplementos de Vitamina C.

Vitamina D

A vitamina D é obtida de três formas, por meio da alimentação, da exposição solar e da suplementação de vitamina D.

Agora vamos à mitologia de que ela é a mais fácil de ser encontrada, pois ela é encontrada no famoso “banho de sol”. 

Mas não funciona assim pra quem não tem tempo ou simplesmente esquece de “tomar sol”. Pois a recomendação é de que deveríamos nos expor ao sol em no mínimo 15 minutos, por dia.

A vitamina D promove muitos benefícios para nosso organismo, ela atua na proteção do tecido ósseo, evitando o enfraquecimento de osso, fortalece os cabelos e atua no sistema de defesa.

 Os alimentos que possuem maior concentração são os peixes, sardinha, salmão; óleo de bacalhau; cogumelos frescos e secos ou em suplemento de vitamina D.

Vitamina E

Possui um grande potencial antioxidante,  sendo assim ela atua prevenindo inflamações e infecções,  assim como em casos de gripes e resfriados e além disso ainda ajuda na regulação da saúde intestinal.

Para ser encontrada pode ser em vegetais verde escuros, ovo, nozes, amêndoa, avelã, gérmen de trigo, abacate, aveia, batata doce, vegetais verde-escuros ou em suplementos de vitamina E.

Essas são as vitaminas que não podem faltar em seu dia a dia, pois como vimos elas exercem um papel importante no desenvolvimento do nosso corpo.

Outros artigos: