Alimentos bons para o coração

Alimentos que fazem bem para o coraçãoBenefícios do óleo essencial de girassol | Magna Vita Produtos Naturais

Uma ótima oportunidade para consumir alimentos bons para o coração é consumir alimentos ricos em nutrientes benéficos ao seu organismo.

Afinal, é um investimento na sua saúde e no seu bem-estar.

Mas vale lembrar que é sempre bom manter um equilíbrio na ingestão dos nutrientes: nem pouco, nem em excesso.

Aveia

Independente da forma da aveia, seja ela em flocos, farelo ou farinha, ela é uma importante aliada do coração.

Ela ajuda a diminui os níveis de colesterol e a controlar o açúcar no sangue. O ideal é consumir 3 colheres (sopa) por dia e é possível utilizá-la no preparo de pães, salada de frutas, iogurte, entre outros pratos.

Apesar disso, Outro motivo para incluir que você possa incluir a aveia na sua dieta é que ela tem fácil digestão, além da aveia ser rica em fibras e excelente fonte de energia para quem vai malhar.

Soja

A soja pode ser preparada de diversas formas e é outra aliada da saúde cardíaca.

Ela atua na redução do colesterol total e do LDL e também está relacionada ao controle do peso, da glicose e da pressão arterial.

Chocolate amargo

Estudos apontam que o chocolate amargo entra na categoria de um dos alimentos bons para o coração.

A partir de 70% cacau, faz bem ao coração, SIM! Essa delícia ajuda a normalizar a pressão sanguínea e impede processos inflamatórios e formação de coágulos.

Além disso, é um poderoso antioxidante, pode diminuir o colesterol ruim e o risco de câncer. Só não pode exagerar! O consumo diário indicado é de 30 gramas.

Maçã e alimentos com fibra solúvel

As fibras solúveis atuam na retirada do colesterol LDL (ruim) do sangue e estão presentes em cereais, legumes e frutas.

A maçã é uma dessas frutas que contém uma grande variedade de nutrientes, como fibras, flavonoide, potássio e vitaminas do complexo B, C e E. A pectina (fibra solúvel) da fruta ajuda também a controlar a glicose. 

Sendo assim, Outros alimentos ideais para consumir são: limão, laranja, banana, cenoura, batata, batata-doce, couve-flor, lentilha, feijão e ervilha.

Oleaginosas

Alimentos ricos em gorduras mono e poli-insaturadas, as castanhas contribuem para o bom funcionamento cardiovascular.

Elas auxiliam no controle do colesterol e são fontes de vitamina E, que possui ação antioxidante.

Você pode inseri-las nos lanches, picadas no iogurte ou na salada. Porém é necessário moderação, por causa da quantidade de calorias, e deve-se evitar as que contêm sal, para não alterar a pressão arterial.

Vinhos

Por fim, vamos falar de uma bebida cujos benefícios para a saúde cardíaca já foram comprovados: o vinho.

 No entanto, o consumo não deve ser indiscriminado sob pretexto de melhorar a saúde. A dosagem mais indicada é de 1 taça de vinho tinto por dia.

Apesar de todo de Alimentos bons para o coração deve ser realizado com o devido cuidado em relação às quantidades, mas além de preferir o modo de preparo que mais potencializa os efeitos nutricionais.

Ressaltamos também que os resultados podem ser ainda melhores caso a dieta balanceada seja associada à prática de atividades físicas.

Outros artigos: