Psyllium auxilia no emagrecimento?

Benefícios do Psyllium
Psyllium em flocos

Psyllium é uma fibra natural que contribui para a regularização do funcionamento intestinal, a gestão do índice glicêmico, a promoção da perda de peso, e uma variedade de outros benefícios.

Ele é conhecido por ser uma sementinha pequenininha, mas com muitos benefícios para a saúde e o bem-estar. 

Conhecendo o Psyllium

O psyllium é uma planta cujas sementes são usadas comumente como um suplemento dietético devido às suas propriedades nutricionais e de saúde. As sementes de psyllium são ricas em fibras solúveis, principalmente em mucilagem. A mucilagem é uma substância viscosa que se forma quando as sementes entram em contato com a água, mas é isso as torna uma excelente fonte de fibra dietética. 

Benefícios do Psyllium para o intestino?

A semente de psyllium tem a capacidade de absorver água em grande quantidade. Portanto, as fibras do psyllium conseguem aumentar em até 20 vezes o seu tamanho quando em contato com a água. Devido a essa propriedade, ajuda a manter o intestino hidratado e facilita os movimentos intestinais, resultando no aprimoramento do trânsito intestinal.

Psyllium auxilia no emagrecimento?

O psyllium não apenas reduz o colesterol; adicionalmente, melhora a saúde cardiovascular devido aos seus efeitos benéficos sobre os níveis de pressão arterial e inflamação.

Ótimo aliado para auxiliar no controle do açúcar no sangue:

O psyllium pode ajudar a estabilizar os níveis de glicose no sangue, o que é benéfico para pessoas com diabetes.

Saúde cardiovascular:

O psyllium não só reduz o colesterol, mas também melhora a saúde cardiovascular devido aos seus efeitos benéficos sobre os níveis de pressão arterial e inflamação.

Pode consumir o Psyllium todos os dias?

É muito importante o consumo diário de fibras, e se sua preferência for pelo psyllium, não há mal algum em tomá-lo diariamente.

Quantas colheres de Psyllium posso tomar por dia?

O Psyllium é mais eficaz quando você o adiciona entre as refeições, assimilando-o melhor antes de dormir ou como sua primeira refeição pela manhã, substituindo o café da manhã. Uma recomendação genérica de consumo seria de 10 a 20g (1 a 2 colheres de sopa cheias).

O que o psyllium faz no corpo?

Auxilia no controle da glicemia, pois suas fibras retardam a absorção do açúcar pelo corpo, melhorando em 42% a resistência periférica à insulina. Além disso, ajuda a promover níveis saudáveis de colesterol e triglicerídeos. Além disso, pesquisas mostram que há uma redução de ataques cardíacos nos usuários de fibras, principalmente psyllium.

Quais são os efeitos colaterais do psyllium?

Quando você não consome o psyllium de forma correta, alguns dos efeitos colaterais são: desconforto estomacal, sensação de estufamento e diminuição do apetite.

Pode tomar Psyllium puro?

Você pode consumir o psyllium a qualquer momento do dia, com ou sem uma refeição. Consuma ele até duas vezes por dia, uma colher de chá meia hora antes do almoço e outra antes do jantar, caso o objetivo seja controlar o apetite. Compre sempre o psyllium puro, sem adoçante e outros aditivos.

Pode usar Psyllium na comida?

Lembre-se de que você pode consumir o psyllium de diversas maneiras. Por exemplo, adicioná-lo a sua comida favorita, como uma farinha/farofa, ou misturá-lo em shakes, saladas, panquecas e usá-lo nas receitas de pães e bolos!

Qual é o melhor horário para tomar psyllium?

Em meia colher de sopa de psyllium em pó ou farelo contém aproximadamente 5g de fibras, o que é uma quantidade recomendada para o consumo mínimo diário. Portanto, o ideal é tomar o psyllium cerca de 30 minutos antes das refeições, e sempre acompanhado por um copo de água.

Vegano pode consumir Psyllium?

O Psyllium é um excelente substituto vegano para o ovo, o psyllium, e quando associado a uma dieta saudável e a alta ingestão de líquidos, também pode estimular outros impactos positivos para o organismo. Quer saber mais sobre produtos veganos? Leia nosso artigo de Suplementação para veganos.

Onde encontrar o Psyllium?

Agora que você conhece este produto, e quer saber como comprar o Psyllium clique aqui e veja o nosso passo-a-passo de como realizar uma compra em nosso site caso tenha alguma dúvida.

Outros artigos: