Óleos essenciais: conheça todos os benefícios

Você já deve ter ouvido falar muito deles: os óleos essenciais. Trata-se de substâncias naturais extraídas diretamente das plantas.

Mas… Você conhece os benefícios que estes óleos podem trazer para o dia a dia? Ou quais as variedades e quais tipos devem ser utilizados para cada caso? A gente te conta!

Confira tudo que a Magna Vita separou para você conhecer mais sobre óleos essenciais. Vem com a gente! 🙂

O que são óleos essenciais?

Os óleos essenciais são substâncias extremamente concentradas que podem ser retiradas de flores, frutos, sementes, folhas, raízes e qualquer outra parte da planta, por diferentes tipos de extração.

Quando inaladas ou passadas na pele, são rapidamente absorvidas pelo corpo e levadas até a corrente sanguínea.

A complexidade dos óleos essenciais se dá principalmente porque os componentes químicos que fazem parte deles abrangem muitas propriedades terapêuticas, algumas delas ainda em estudo.

Conhecidos também pelo aroma agradável, eles possuem benefícios terapêuticos já comprovados e que trazem diversos benefícios para quem os utiliza.

Como usar os óleos essenciais?

Os óleos essenciais podem ser usados em diversas aplicações, dentre elas: aromatização do ambiente, pele, cabelos, banho, inalação, limpeza, ingestão e por aí vai.

Para aromatizar o ambiente existem diversas opções: aplicando em um difusor, diluindo 10 ml em 1 litro de água no balde antes de passar pano na casa ou adicionando uma gota de óleo para cada 1m².

Acredite, isso já é suficiente. E atenção: evite o exagero na aromatização. O contato em excesso com os óleos podem causar náuseas e mal estar.

Além disso, nunca utilize o produto sem uma supervisão prévia. Suas partículas altamente concentradas devem ser diluídas de maneira correta: na água ou em óleos vegetais como óleo de semente de uva, amêndoas, pracaxi, etc.

Os benefícios dos óleos essenciais

Existe uma enorme variedade de benefícios dos óleos essenciais. Com uma natureza tão perfeita e extensa, podemos dizer que há um óleo essencial perfeito e específico para cada coisa.

Há opções para relaxar e diminuir a ansiedade, como os de lavanda e laranja. Para aumentar a energia e melhorar a concentração e memória, dois óleos são excelentes: óleo essencial de sálvia e de alecrim.

Para diminuir o stress e até reduzir a vontade daquele chocolatinho depois do almoço, o de hortelã é perfeito.

Já viu que tem opção pra tudo, né? Os efeitos podem ser analgésicos, antisséptico, anti-inflamatório e até cicatrizante.

Veja nosso post sobre óleo de melaleuca, um poderoso cicatrizante e anti-fúngico: O que é melaleuca? Descubra seus benefícios e utilidades!

Os benefícios são inúmeros e já há muitos estudos que comprovam sua eficácia. Mas não se esqueça: a maioria deles podem causar efeitos colaterais.

Por isso, nunca utilize nenhuma combinação sem consultar um médico ou profissional indicado.

Onde encontrar?

É sempre importante verificar se o óleo essencial é 100% natural e puro.

Outro ponto importante é verificar o local de armazenamento, já que por serem fotossensíveis eles se degradam com a luz.

Além de tudo isso, existem as contra indicações recorrentes de alguns tipos de óleos. Uns, por exemplo, não podem ser utilizados por gestantes, outros não são indicados para crianças.

Por isso é importante estar sempre atento e contar com ajuda profissional.

Aqui na Magna Vita você encontra diversos óleos essenciais 100% naturais e puros.

Não deixe de conhecer nossa loja e apaixone-se pelo mundo dos óleos essenciais!

Outros artigos: