Pão sem glúten e sem lactose

Bastante antigo e amado por muita gente, o pão muitas vezes é visto como “vilão” das dietas.

Mas dá para se alimentar bem, de forma saudável e ainda incluir o pãozinho nas refeições.

Até para quem é celíaco (que possui intolerância ao glúten) ou é intolerante à lactose, já existe uma infinidade de receitas.

Na receita de hoje da Magna Vita você vai aprender a fazer um pão sem glúten e sem lactose delicioso, saudável e nutritivo. Confira!

Respeite as etapas

Antes de tudo, é sempre bom lembrar que o sucesso do pão vem de uma etapa muito importante e às vezes esquecida: a pré-fermentação.

A pré-fermentação é a mistura de água morna, açúcar e fermento biológico. Essa mistura é responsável pelo “acordar” do fermento. Ou seja, se neste momento algo der errado, o pão não vai crescer.

Receita Pão sem glúten e sem lactose

Com a substituição do glúten é necessário usar uma certa variedade de farinhas, já que ele desempenha papel importante na massa.

Essa receita de pão caseiro saudável é bem simples, sendo dispensável até o uso da batedeira. Ao final, você terá um pão macio, fofinho e bem gostoso. Veja como fazer:

Ingredientes

  • ¾ de xícara de água morna;
  • 1 colher de sopa de fermento biológico seco;
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo;
  • 1 xícara de farinha de arroz integral;
  • 1 xícara de farinha de oleaginosas (pode ser castanha de caju, de amêndoas, castanha do pará, etc);
  • ¼ de xícara de fécula de batata ou amido de milho;
  • ¼ de xícara de polvilho doce;
  • 1 ovo;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva;
  • 1colher de chá de sal;
  • Opcional: mix de sementes e grãos. Dica: experimente adicionar o mix imunidade para tornar seu pãozinho do café da manhã um aliado da sua saúde.

Modo de preparo

Pré-fermentação:

  1. Aqueça a água a 37 graus e adicione o fermento e o açúcar. Misture até dissolver.
  2. Deixe descansar para que o fermento forme uma espécie de “esponja”. Aguarde cerca de 10 a 15 minutos. Enquanto isso misture todas as farinhas em uma tigela.
  3. Adicione a mistura da pré-fermentação com o ovo levemente batido. Mexa bem até que fique homogêneo. Adicione o azeite e o sal e misture bem.
  4. Despeje toda a massa em uma fôrma untada, salpique as sementes e grãos, caso for utilizar e deixe descansar em um local morno e úmido até dobrar de volume.
  5. Asse em forno pré-aquecido em temperatura alta nos primeiros 5 minutos, depois diminua para 180 a 200 graus e asse por 15 a 25 minutos. Espere esfriar um pouco e desinforme.

Substituições

Para quem não tem todos os ingredientes ou não sabe se pode substituir, confira a lista de substituições:

A farinha de arroz pode ser substituída pela farinha de grão de bico, de quinoa, amaranto, de trigo sarraceno (para esta, utilize ½ da quantidade, pois o sabor é mais forte);

Farinhas de oleaginosas pode conter amêndoas, castanha do Pará, macadâmias, pistache, semente de girassol, etc.

O ovo pode ser substituído por 1 colher de sopa de farinha de linhaça misturada em 2 colheres de sopa de água.

O polvilho e fécula não têm substituição.

Agora que você já aprendeu a fazer este pão sem glúten e sem lactose delicioso, corre para o site da Magna Vita para comprar os ingredientes que estão faltando.

Chame a família, os amigos e aprecie um belo café da manhã ou da tarde com muita saúde e nutrição. Até a próxima receita!

Outros artigos: