Frutas secas x frutos secos: veja a diferença

Você já deve ter comido em diversos pratos, mas nunca parou para observar as diferenças. Estamos falando das frutas secas x frutos secos.

Muito utilizados nas dietas alimentares, tanto as frutas secas quanto os frutos secos são importantíssimos para uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes.

Quer aprender a diferença entre eles? Então confira o post que a Magna Vita preparou para você! 

Qual é a diferença?

Basicamente a diferença é muito simples: os frutos secos são sementes comestíveis, cobertos por uma casca dura.

Já as frutas secas são frutas que passaram por um processo de desidratação (retirada de toda a água).

Por isso, tanto a composição quanto os valores nutricionais são diferentes.

Fruto secos

Os frutos secos são bem conhecidos, talvez não por este nome, mas com certeza você já ouviu falar em nozes, avelã, amêndoas, pinhões, pistaches, castanhas, etc. 

Estes são alguns exemplos de frutos secos que podem ser utilizados na dieta, principalmente para dar mais saciedade com um bom valor nutricional.

Os frutos secos costumam ser mais ricos em proteína e contém uma quantidade menor de carboidrato se comparado às frutas secas.

Conheça alguns benefícios dos frutos secos:

Amêndoas

As amêndoas são ótimas aliadas na perda de peso e gordura corporal, além disso, ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL).

Também são fonte de nutrientes importantes como: cálcio, ferro, fibra, vitamina E, riboflavina, magnésio e fósforo.

Castanha do Pará

Essa castanha do pará 100% brasileira já é uma velha conhecida da dieta. Por ser uma excelente fonte de fibras, ajuda no funcionamento do sistema digestivo e o fato de ser rica em magnésio contribui para o metabolismo energético.

A castanha do Pará é também fonte de selênio, vitamina E, fibra, magnésio, tiamina, fósforo e cobre.

Castanha de Caju

Esse fruto seco e delicioso deve fazer parte do mix de castanhas para aquele lanchinho da tarde.

A castanha de caju é rica em ferro, responsável por deixar cabelos, unhas e pele mais saudáveis.

Também é fonte de magnésio, fósforo, cobre, ferro e pode ser usada como petisco, por seu sabor salgado.

Avelãs

As avelãs são ótimas auxiliadoras contra o envelhecimento. A vitamina E e o selênio ajudam a prevenir os danos dos radicais livres.

Além disso, o sistema imunológico de quem consome avelãs é muito mais fortalecido, pelo desenvolvimento de glóbulos brancos e vermelhos.

São também uma boa fonte de magnésio, fósforo, cobre, vitamina E, manganês, selênio e fibra.

Mas não se engane! Para obter esses benefícios é preciso consumir o fruto seco. Doces que contém avelã costumam ser cheios de açúcar, o que atrapalha bastante o processo de emagrecimento.

Nozes

As nozes costumam ser bem democráticas, já que podem ser utilizadas em receitas doces e salgadas. São uma ótima fonte de ômega 3 e ajudam a prevenir o colesterol.

Este fruto seco também é rico em vitamina B6, magnésio, fósforo, cobre, manganês, selênio e proteína.

Frutas secas

As frutas secas possuem um maior índice de carboidrato já que no processo de desidratação, quando toda a água é retirada, permanece em maior quantidade o açúcar da fruta.

São uma boa opção para quem ama um docinho e tem dificuldades de diminuir o consumo.

As frutas secas, quando consumidas na quantidade correta, trazem a mesma saciedade do doce, com a diferença de serem muito mais saudáveis.

Mas nem só de carboidrato vivem as frutas secas. Nas porções você também encontra fibra, vitaminas e minerais.

Por conta dos açúcares, torna-se uma boa fonte de energia saudável, podendo ser consumida, por exemplo, antes de um treino.

Também são muito eficazes na prevenção natural de prisão de ventre, devido ao alto teor de fibras.

Se você ainda não identificou quais são as frutas secas, aí vão alguns exemplos: uva passas, figo seco, tâmara, ameixa, damasco, etc.

Que tal conferir uma deliciosa receita de farofa de frutas secas saudável?

Juntos fazem a diferença!

Vale ressaltar que o consumo de um não anula o consumo de outro, e ter a presença tanto das frutas quanto dos frutos secos é muito importante e saudável para uma dieta bem equilibrada.

Agora que você sabe a diferença entre frutas secas x frutos secos, aqui na Magna Vita você encontra todos os tipos para enriquecer ainda mais a sua dieta. Veja todas as opções em nosso site!

Outros artigos: