Óleo essencial de lavanda, o óleo indispensável

Um dos aromas mais conhecidos do mundo também é o preferido dos adeptos da aromaterapia. É claro que estamos falando do óleo essencial de lavanda.

Isso acontece porque a lavanda possui um aroma suave e refrescante que possui efeito calmante e anti-stress.

Durante muito tempo, diversos produtos de higiene tinham como base a lavanda. Na Grécia antiga, por exemplo, a planta era muito usada para higienizar a pele.

Além disso, hoje, o óleo é muito utilizado para combater diversos problemas. Por isso, continue a leitura e conheça todos os benefícios do óleo essencial de lavanda.

Para que usar o óleo essencial de lavanda?

Além de oferecer inúmeros benefícios à saúde, a lavanda promove bem-estar e benefícios específicos ao corpo humano.

O uso mais comum é na aromaterapia. Estudos comprovam que o uso do óleo essencial de lavanda é capaz de reduzir o estresse, ansiedade, dores leves e promover a calma.

Mas os benefícios não param por aí. Confira alguns deles e aprenda como usar óleo essencial de lavanda.

Óleo essencial de lavanda ajuda a dormir

Pessoas que sofrem de insônia ou têm muita dificuldade para dormir podem utilizar os óleos essenciais de lavanda como uma boa opção para este problema pois ajuda no sistema nervoso.

Estudos comprovam que o óleo promove relaxamento e ajuda a ter uma noite de sono bem dormida. Quem passa por isso pode usar tanto o óleo na região da testa, quanto alguns raminhos da planta embaixo do travesseiro.

Também tem a opção de pingar algumas gotinhas do óleo em uma bolinha de algodão e colocar dentro da fronha, assim não mancha o travesseiro.

Óleo essencial de lavanda faz bem para a pele e cabelo

O uso da lavanda é indicado para pessoas que sofrem com a queda. Para utilizar, basta diluir algumas gotas do óleo essencial em algum óleo vegetal (azeite, côco, uva, etc) e esfregar no couro cabeludo. Dentro de algumas semanas já é possível ver o resultado.

Se sua pele anda um pouco ressecada vale a pena colocar algumas gotas do óleo essencial no creme hidratante de sua preferência. A lavanda possui propriedades hidratantes.

Quem sofre com as temidas espinhas também pode se beneficiar com o óleo de lavanda. Basta pingar algumas gotinhas na ponta do cotonete e colocar direto na acne.

A lavanda também pode ser usada em bebês, junto ao óleo de côco, para aliviar as assaduras e em casos de queimadura, diluído em água bem gelada.

Cólicas menstruais e TPM

Para as mulheres que têm cólicas fortes durante o período menstrual e sofrem com a variação de humor na TPM, o óleo essencial de lavanda também é indicado para seu bem estar físico e emocional.

Como possui efeito relaxante, a planta alivia a tensão e acalma o estresse, ajudando a enfrentar esta fase.

Para as cólicas, é possível fazer o chá com a planta ou mesmo diluir o óleo essencial em algum óleo vegetal e massagear a região da barriga, sempre em movimentos circulares.

Onde encontrar?

O óleo essencial de lavanda pode ser encontrado no site da Magna Vita, em uma enorme variedade.

Vale lembrar que o uso do óleo essencial deve ser sempre com a orientação de um profissional  ou consultor, já que pode ter efeitos colaterais.

Aproveite todos os benefícios dessa essência poderosa que a natureza nos deu. Até a próxima!

Outros artigos: